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TROCA DE ÓLEO

A Troca de óleo regular do seu carro evita:

  • Aumento do consumo de combustível e de óleo;
  • Desgaste de peças e componente do motor, além da diminuição da sua vida útil;
  • Dificulta a partida quando a veículo está frio;
  • Aumento de atritos internos que podem provocar sérios danos ao motor;

Filtro De Óleo:

  • Deve ser trocado sempre que for realizada a troca de óleo.
  • Proporcionará a máxima eficiência no desempenho do óleo lubrificante;
  • Filtro saturado compromete os componentes moveis do motor, pois não remove mais partículas de impurezas que contaminam o óleo.

Dica do Especialista:

Trocar de Óleo do motor:  “O prazo para a troca e o tipo do óleo é definido pelo fabricante de cada veiculo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário”. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 7.5 mil a  15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.

Trocar de Óleo da caixa do câmbio: o especialista explica que, de modo geral, nos carro com câmbio manual não é necessária a troca do óleo. Já no caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60  mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante – por isso é fundamental seguir as orientações de cada montadora.  O nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses.

Trocar de Fluido de freio: segundo a recomendação do consultor, a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. Ele explica que esse é um fluido que absorve água e, portanto, sofre oxidação com o tempo. “Acontece principalmente porque é um óleo submetido a altas temperaturas,  já que a cada frenagem há geração de  calor.”

Trocar de Lubrificante (ou óleo) da direção hidráulica: a maioria das montadoras não considera sua troca necessária. Mas, caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante é necessária. “No médio prazo, a deficiência de lubrificação pode provocar um desgaste do sistema de direção”, diz Correia.

Fonte: Antonio Alexandre Ferreira Correia, consultor de tecnologia da rede de postos BR